Os 12 Princípios da Filosofia Inamori

InamoriTrabalhei por muitos anos na Ambev e em um momento de transição de carreira houve a necessidade de se rediscutir cultura corporativa, mas a grata surpresa é que no caso da empresa IHARA o approach veio com uma pitada de influência do Japão!

Meu líder e mentor, José Gonçalves do Amaral, me entregou um livro onde pude refletir e valorizar muito a relação humana, sem deixar  de lado o que se aplica no Sonho Grande ou nas obras de Vicente Falconi, pelo contrário, Inamori já havia escrito todos os conceitos.

Inamori2A obra é muito interessante, tanto que a teoria contribuiu para o inicio de uma academia, a Seiwajyuku,  onde o mestre Inamori tenta responder a altura sua filosofia para aprendizes localizados em várias partes do mundo.

Kazuo Inamori é um monge budista e empresário muito bem sucedido, os resultados que vêm obtendo o credencia pela filosofia empresarial que adota e resume em pequenas publicações.

Esta é uma filosofia da vida obtida através da experiência e a sua base está em viver a vida de maneira correta como ser humano.

Conceito de administração

A Kyocera,  uma empresa jovem que nasceu no Japão com o posicionamento de divulgar à sociedade novas tecnologias teve que se reposicionar devido a um fato crucial, quando dez importantes funcionários sentido profunda insegurança se juntaram e ameaçaram sair da empresa.  Isso o fez mudar o objetivo da empresa:

Buscar a felicidade de todos os funcionários tanto material como espiritual e, ao mesmo tempo contribuir para avanço e progresso social e da humanidade.”

Inamori sabia que para manter os objetivos, a empresa deveria sustentar seu progresso para que cada um dos funcionários pudesse depositar o seu futuro com tranquilidade.

Os 12 princípios da administração vieram desta necessidade:

  1. Definir claramente os objetivos e o sentido do empreendimento. Os objetivos devem ser rigorosamente imparciais e possuir elevado sentido.
  2. Estabelecer metas concretas. As metas devem sempre ser compartilhadas com todos os funcionários da empresa.
  3. Desejar intensamente. Para alcançar os objetivos, é necessário que os anseios se mantenham intensos, que se alojem no subconsciente.
  4. Esforçar-se mais que todos. Cada passo no trabalho pode ser modesto, mas o avanço deve ser firme e infatigável.
  5. Maximizar as receitas e minimizar as despesas.
  6. Definir preço é administrar. A definição de preços é trabalho da diretoria. Há um único ponto em que o cliente fica satisfeito ao mesmo tempo em que se obtém bom lucro.
  7. Na administração, forte determinação é fator decisivo. Para administrar, é preciso ter forte determinação capaz de remover as mais sólidas barreiras.
  8. Espírito de luta. No mundo corporativo, é preciso muito espírito de luta, mais que em qualquer luta marcial.
  9. Enfrentar as situações com coragem. Não pode haver conduta medrosa, evasiva.
  10. Realizar sempre trabalhos criativos. Trabalhar visando ao contínuo melhoramento, de forma que amanhã tenhamos resultados melhores que hoje, e depois de amanhã melhores que amanhã.
  11. Altruímos e lealdade.
  12. Administrar sempre com espírito franco, bem disposto e construtivo, alimentando sonhos e desejos.

Segue abaixo a resenha do livro, quase que um guia de bolso:

Essência da Administração (KOKORO):

  1. Administrar com base no sentimento.  Ponto de apoio, o sentimento das pessoas, pois não há nada tão volúvel e tão instável. Mas que quando unido por traços firmes não há nada mais sólido como a união de pessoas ligadas por um mesmo sentimento.
  2. A busca do lucro justo e correto. O foco não está no ganho exorbitante de curto prazo e sim no esforço pela prática correta e sustentável.
  3. Obediência aos princípios e regras básicas. Conduzida de acordo com os preceitos éticos e morais da sociedade.
  4. O cliente em primeiro lugar.  Capaz de lançar, sucessivamente, produtos com valores agregados que os clientes desejam. Necessário possuir tecnologia mais avançada que os clientes. Fazer o  cliente feliz.
  5. Administrar na forma de grande familia. Gera gratidão e reciprocidades, consolidando o companheirismo que forma a base do trabalho de todos.
  6. Princípio de competência. O fator mais importante é ter pessoas capazes nos cargos de liderança. O critério para avaliação não é tempo de casa, e sim, a capacidade real das pessoas.
  7. Valorizar a parceria. Confiança mútua para ser sempre fraco e aberto. Uma relação horizontalizada, e não veriticalizada entre chefes e funcionários.
  8. Administrar com participação de todos. Valorizar a opinião de todos, engajar as pessoas à realização da meta coletiva.
  9. Alinhar os vetores. Convergir as forças para uma mesma direção e obter resultados surpreendentes. Quando o 1 + 1 resultará em 5 ou até mesmo 10.
  10. Valorizar a criatividade própria. Estimular o esforço de criação dia após dia e a garra de querer vencer.
  11. Administrar com transparência. Permitir um sistema que não dê margens a desconfiança onde as informações estão disponíveis a todos.
  12. Estabelecer metas elevadas. As pessoas que concebem grandes metas conseguem grandes resultados. 

Para viver uma vida maravilhosa – Sublimar o sentimento:

  1. A vontade do universo está repleta de amor, de verdade e de harmonia. 
  2. Precisamos ter um sentimento sublime e puro que sintonize com o fluxo da Vontade do Universo.
  3. Delinear o próprio anseio com o coração puro.
  4. Ter coração receptivo sem preconceito. Reconhecer as próprias imperfeições com muita humildade. As palavras que doem aos nossos ouvidos são as que contribuem para o nosso crescimento.
  5. Deve ser sempre humilde. Se formos arrogantes, vangloriando-nos de nossa capacidade e do pouco que conseguimos, certamente não obteremos a cooperação de outras pessoas e estaremos obstruindo o nosso próprio crescimento. Devemos estar cientes de que a nossa existência sempre dependerá da existência de outras pessoas.
  6. Ter sentimento de gratidão. 
  7. Seja sempre radiante. Muita esperança e alegria não obstante quão dificultosas as circunstâncias e intensos os sofrimentos.

Realizar o melhor trabalho.

  1. Dedicar-se em prol dos companheiros. Dentre as atitudes do ser humano, o mais belo e sublime é o de se dedicar em prol dos outros. Embora normalmente, as pessoas pensem primeiro em si, certamente qualquer ser humano possui dentro dele o sentimento que considera como felicidade maior ser útil a alguém e ser agradecido por isso.
  2. Estruturar uma relação de confiança. Oportunidade de todos abrirem seus corações e discutir de forma sincera e aberta o que deve ser dito.
  3. Persistir com perfeccionismo. Não se acomodar quando atingirmos 90% do resultado, fazer um produto perfeito e impecável exige empenho máximo no último 1%!
  4. Empenhar-se com seriedade no trabalho. Ser diligente e buscar o verdadeiro prazer que só o trabalho fornece. Lazer nos proporciona um deleito momentâneo, sem sentir prazer no trabalho, que na realidade, tem maior peso em nossa vida, certamente teremos um vazio em nossos corações.
  5. Acumular esforços modestos. Realizar repetidas melhorias, experiências fundamentais e coleta de dados. As coisas mais fabulosas não se alcançam de uma só vez, estas são possíveis somente através do acúmulo de pequenos e modestos esforços.
  6. Incite-se. Autocombustão, fogo do estímulo existe nas pessoas com objetivos bastante claros, que gostam do que fazem, paixão.
  7. Ame o seu trabalho. Dedicando toda nossa força, somos tomados de uma grande sensação de realização da qual nasce a autoconfiança e que nos estimula a nos desafiarmos a novos objetivos. A repetição deste processo faz com que gostemos cada vez mais do nosso trabalho, a ponto de não sentirmos mais problemas, quaisquer que seja o esforço exigido.
  8. Alcançar a essência dos fatos. Atingir o âmago de uma determinada coisa para tomada de decisão.
  9. Seja o centro do redemoinho. Tomar a iniciativa e envolver todos os que estão a sua volta para realização do trabalho.
  10. Tomar iniciativa e ser o exemplo. Ser o primeiro a iniciar o trabalho que todos evitam, mostrar com ação. 
  11. Pressionando a si próprio. Jamais fugir das dificuldades.
  12. Lutar no centro da arena. Não recuar, ganhar margem para enfrentar os contratempos inesperados.
  13. Enfrente as situações com franqueza. Às vezes é importante discutirmos com coragem e fazer confronto de ideias com muita sinceridade e energia, assim formam-se as verdadeiras relações de confiança.
  14. Julgar sem interesse pessoal. 
  15. Possuir natureza humana equilibrada. Esclarecimento lógico, questionar o “por que”, devemos possuir a racionalidade de um cientista e, ao mesmo tempo, a virtude de estabelecer um ambiente de cooperação.
  16. Valorizar mais as experiências do que conhecimento. O que conhece e o que sabe fazer são coisas totalmente diferentes.
  17. Trabalhar sempre com muita criatividade. Sempre fazer uma autocrítica do próprio desempenho, para reformular e melhorar o trabalho.

Decidir corretamente:

  1. Altruísmo como critério para a tomada de decisão. Sentimento de servir bem aos outros, ajudar o próximo, nos permitirá uma visão mais ampla para tomarmos decisões mais corretas. 
  2. Seja ao mesmo tempo, ousado e cauteloso. Não podemos considerar estas características ambíguas, é como se fossem fibras de um tecido, com fios verticais e horizontais, ambas entrelaçam entre si. 
  3. Aprimorar a capacidade de tomada de decisão por meio de atenção consciente. Concentrar nossa atenção mesmo nas coisas aparentemente insignificantes.
  4. Persistir com espírito de retidão (jogo limpo). Honestidade e justiça sempre. 
  5. Dar a devida importância ao discernimento entre o trabalho e a vida pessoal. 

Persistir na inovação até concluir:

  1. Ter forte e persistente anseio que penetre até na subconsciência. Ao mentalizarmos, dia e noite, de forma constante, isso irá penetrar até em nossa subconsciência e manifestará força extraordinária.
  2. Buscar a possibilidade ilimitada do ser humano. A capacidade do ser humano amplia-se infinitamente quando se esforça de maneira contínua.
  3. Ter espírito de desafio. Estabelecer meta elevada, negar a situação atual e criar algo sempre novo.
  4. Seja sempre desbravador. Muitas dificuldades e sofrimentos acompanham quando desbravamos novas áreas, por outro lado, não há nada que compare à alegria de ter conseguido o seu propósito.
  5. O trabalho começa quando tudo parece estar perdido. O segredo da realização está mais na paixão do que no seu talento.
  6. Persistir com a própria convicção. Todo o resultado difere muito sobre a forma de como superamos os obstáculos e as pessoas que se opõem.
  7. Projetar com otimismo, planejar com pessimismo e executar com otimismo. Deus nos deu possibilidade infinita, temos que incitar o “Vai dar certo!”. Contudo, na fase de planejamento empenhe todo o raciocínio para prever possíveis problemas.

Vencer as dificuldades:

  1. Ter a verdadeira coragem. Devemos falar claramente o que deveríamos dizer, fazer valer o que é correto.
  2. Fazer arder o espírito de luta. Enfrentar as lutas com postura de que sairemos com vitória.
  3. Abrir o seu próprio caminho. O nosso futuro ninguém garante. 
  4. Declarar a ação que irá tomar (Yuguen Jikkô). Ao fazer isso diante de todos, ao verbalizar o propósito, aproveitando reuniões matinais e demais, essas palavras irão motivar a si próprio e se converterão em energia para sua realização.
  5. Pensar até que se visualize o resultado. Alcançar o estado mental, fazendo simulações repetidas vezes até desaparecer a fronteira entre sonho e realidade.
  6. Não desistir até obter sucesso. Entusiasmo e perseverança. 

Pensar sobre a vida:

  1. Resultado da vida e do trabalho = Maneira de Pensar X Dedicação X Capacidade. Todas as variáveis tem uma escala de 0 a 100, exceto a “maneira de pensar” que possui escala de -100 a 100!
  2. Viver cada dia com extrema seriedade. 
  3. Será sempre conforme esboçado na nossa mente. Se mentalizarmos, “quero obter sucesso”, teremos sucesso. Mas, se os sentimento inseguros, tais como “posso não conseguir”, nos dominarem, iremos fracassar. 
  4. Esboçar o sonho. É importante que mantenhamos sempre grandes sonhos, seja na vida particular, seja no trabalho. 
  5. Indagar-se se a intenção é justa e se está isenta de interesse pessoal. “Zen” é uma palavra japonesa que possui um significado universal de “ser correto e justo”. 
  6. Pequena bondade se assemelha a grande maldade. Um chefe que sempre concorda com o subordinado, pode não trazer benefício e inclusive atrapalhar o crescimento pessoal e profissional. Ao contrário, o líder que orienta os subordinados com severidade, mas com base no principio firme e seguro, no longo prazo fará com que os profissionais cresçam, esta é uma atitude de “grande bondade”. 
  7. Viver uma vida com reflexão. Para elevarmos o nosso caráter devemos refletir quanto às nossas condutas do dia-a-dia, com muita humildade.
  8. Caminhar a vida com mente pura. O sucesso de grandes personalidades está mais na pureza da sua mente que nos meios utilizados para obter-lo.

Na nossa empresa cada integrante é administrador:

  1. Definir preço é administrar. O fator que determina o sucesso e fracasso da Administração é a definição de preços.
  2. Maximizar a receita e minimizar a despesa. A fórmula é simples, o lucro é a diferença entre esses fatores, mas o desafio em buscar eficiências constantemente não deve ser ignorado.
  3. Apurar diariamente o resultado. Se desviarmos a atenção dos movimentos diários dos negócios não conseguiremos atingir as metas.
  4. Levar ao cabo o princípio de ativo saudável. Cuidado com o ativo desnecessário, se houver, a solução é desfazer dele o quanto antes.
  5. Considerar a elevação progressiva da capacidade. Definição de metas esticadas com um time aguerrido e com disposição, que quando alcançado o objetivo possa ser possível definir metas mais elevadas.
  6. Divulgar a meta para todos. A meta deve ser compartilhada com todos e assimilada a ponto de esta ser também a meta de cada um. Os resultados diários também devem ser desdobrados, tanto vendas como produção, isso eleva o senso de participação de cada um, produzindo energia para concretização da meta.

Para desenvolver trabalho diário:

  1. Elevar a consciência de resultado positivo. Indicadores de rentabilidade, valorizar cada coisa que utiliza-se na empresa, mesmo clips ou lápis. 
  2. Evitar o desperdício. Precisamos economizar sempre, mesmo com folga no caixa. Controlar nossas despesas sempre para o mínimo.
  3. Adquirir somente o necessário no momento necessário. 
  4. Seguir com afinco o principio de presença In Loco (Guemba). Dizem que no Guemba há uma montanha de tesouros.
  5. Valorizar a experiência. Somente com a teoria não se consegue criar nenhum produto, a experiência é indispensável no desenvolvimento de tecnologia.
  6. Fabricar um produto perfeito. O produto reflete o sentimento (Kokoro) de quem o produziu. 
  7. Atentar-se à mensagem que os produtos nos enviam. Ao surgir um problema, devemos observar atentamente todo o processo e rever silenciosamente o efeito com uma visão sincera.
  8. Seguir com afinco o principio de 1 x 1. Devemos tratar item por item, com um gerenciamento rigoroso  da lucratividade.
  9. Seguir com afinco o principio de dupla checagem. Todos cometem pequenas falhas, para minimizar a ocorrência de falhas e irregularidades se faz necessário a criação de um sistema que envolva multidepartamentos e que atue com eficiência.
  10. Abordar as coisas de forma simples. Mesmo diante de fenômenos complexos, devemos abordar de forma mais simples possível para atingirmos a sua essência.

brasil_japao

Espero que tenham gostado do resumo, favor deixar suas críticas, sugestões ou elogios.

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em 12 princípios com as etiquetas , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s