Conduta Instintiva

Considerando o assunto “instinto”, alguns mestres da filosofia abordam o tema da seguinte maneira:

a) Entende-se por instinto o impulso interior que faz com que um animal inconscientemente execute atos supostamente adequados às suas necessidades de sobrevivência.

b) Se destina à conservação do indivíduo e da espécie.

c) Distingue-se do impulso por seu caráter estável, designando a energia interior que leva os indivíduos à ação e a restabelecer o equilíbrio, saciando as carências vigentes.

Bom, no comportamento impulsivo basicamente você encontra a frase – “ele fez com base na emoção e não na razão“.

Pessoas com o emocional elevado por vezes não refletem o suficiente antes de agir, se desequilibram em alguma situações de stress e desencadeiam:

– desconforto entre o time
– problemas de relacionamento
– falta de credibilidade com a liderança e gestores
– autoestima minimizada
– impacto no clima organizacional

.

Instinto de Defesa

Lendo um livro de estratégia pessoal com foco na gestão de pessoas do Robert Heller, peguei alguns textos que compartilho com vocês.


No ambiente profissional, uma pessoa pode tender a adotar uma postura instintiva, às vezes mais ligada à autoproteção do que ao espírito colaborativo.

A recomendação aos gestores é identificar no time as pessoas com a “conduta instintiva”, e criar padrões de comportamento que estimulem a essas pessoas o espírito de equipe entre seus colaboradores.
Esteja sempre atento! As emoções representam uma força intensa no local de trabalho.

A conduta da liderança é importante nestes casos, pois o comportamento instintivo é guiado por reações puramente subjetivas, que podem desencadear sensações desagradáveis – como a insegurança, ou ainda, percepções equivocadas quanto as reais intenções de outros colegas. O líder pode e deve ser mais positivo, estimular a cooperação, o reconhecimento, a sinceridade e a autoconfiança do indivíduo para estes casos.

Abaixo a tabela para você comparar a conduta instintiva com a conduta apropriada.

Conduta Instintiva

– Reação emocional diante dos fatos
– Fuga dos riscos por medo ou insegurança
– Atitude defensiva diante de ameaças
– Julgamento precipitado sobre pessoas e fatos
– Disseminação de rumores (fofocas) na empresa
– Competição por status e valorização
– Estagnação atribuída a sucessos passados
– Acomodação
– Busca constante de ascensáo hierárquica
– Deseja ser líder pelo crachá! (não pelo exemplo)

Conduta Apropriada

– Pragmatismo na análise dos fatos
– Ação empreendedora e tomada de riscos
– Formação de relações colaborativas
– Julgamentos precedidos de análisas detalhadas
– Comunicação ampla e aberta
– Reconhecimento das conquistas, e não do status
– Aprendizado a partir dos erros
– Atuação em grupos cooperativos
– Negação de hierarquias rígidas

Faça sua análise e verifique se você encontra características do condutor instintivo na sua rotina do dia-a-dia , fique atento aos comportamentos citados acima e tome ações conforme a necessidade.

Feedback Claro e Justo!

O funcionário deve receber instruções diante de faltas cometidas com o time em situações nas quais o emocional elevado acabou o prejudicando devem estar claras! Posteriormente ao “de acordo” (reconhecimento por parte) do funcionário, nas próximas situações o líder pode acompahar e ajudá-lo em situações de crise.

Gerir pessoas neste aspecto, demanda o estímulo a sinceridadefaça análises e perguntas francas. Outro ponto é saber OUVIR, talvez o primeiro passo para avaliar as pessoas e obter idéias sobre como melhorar o desempenho dos recursos humanos. O indivíduo, quando sente que suas opiniões são captadas, aumenta o envolvimento e isto faz virar um círculo virtuoso.

Outro ponto é que além do “saber ouvir”, é preciso demonstrar interesse, mas sem adotar postura tensa.

Fique atento aos conflitos no ambiente de trabalho – pois sabemos que são inevitáveis. Ao lidar com problemas graves por falta na conduta, adote uma postura positiva e racional a fim de serenar os ânimos. Em seguida, procure chegar a uma solução pragmática e imparcial.  Na busca de soluções para a resolução dos conflitos, crie um ambiente no qual as pessoas descontentes possam se manifestar livremente e atuar  para resolver os problemas. Rejeite exigências descabidas, mas mantenha-se aberto à discussão.

Nestes conflitos, emoções negativas podem sugir como “culpa, ansiedade e raiva” – são sentimentos naturais e que exigem cuidado especial. Existem algumas regras universais que diz que a culpa não apaga as consequëncias de um erro, a ansiedade não evita falhas futuras e a raiva não traz nenhuma contribuição para a solução de problemas.

Com base nestas dificuldades pessoais, é natural que os colaboradores compartilhem com você os problemas. Muitas vezes, a “causa raiz” de um problema ou má desempenho profissional vem de fatores diversos como doenças, problemas financeiros ou crises conjugais. O estímulo a abertura é importante, desenvolva uma relação pessoal com sua equipe, isso o ajudará a reconhecer qualquer mudança de comportamento.

Em resumo, o gerente ouve, faz perguntas diretas, feedback para buscar o aperfeiçoamento do profissional e assim estimular a sinceridade.

Mas, se a pessoa com este tipo de conduta elevada (impulsiva) realmente NÃO QUISER ou NÃO FIZER um esforço – não há líder no mundo que resolva.

A questão é – a evolução comportamental deve partir da própria pessoa, semelhante a parar de fumar, não adiantam conselhos, VOCÊ PRECISA QUERER MUDAR!

Por favor, deixe seu comentário no BLOG para a troca de experiências.

Obrigado.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Conduta Instintiva, Domínio Pessoal com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

2 respostas a Conduta Instintiva

  1. Jozeani diz:

    Marlon, concordo com esta frase: a evolução comportamental deve partir da própria pessoa. Para a pessoa conseguir mudar seu comportamento, deve estar aberta a mudanças e saber ouvir os feedbacks dos seus gestores e construir um momento com muita sinceridade entre ambos. Adorei seu artigo, é um momento de reflexão no comportamento do dia a dia. bjs, Parabéns!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s