Liderança

  Os administradores dizem que a liderança é o que há de mais importante numa organização, sem ela nada acontece!

Gostei quando em um livro li que o líder inspira, mas a inspiração não é exatamente a mesma coisa que motivação. “Inspirar” literalmente significa “soprar para dentro”, ou seja, “inspiração” é prima de “respiração”.  O sopro já foi considerado como sendo a própria vida: o sopro de Deus. Desta forma, toda inspiração era originalmente considerada divina, e a própria liderança – era vista como um dom divino!

Dúvida: você já ouviu? “aquele nasceu para ser líder!”, ou “ele é um líder nato!” – até onde você concorda com este tipo de afirmação?

Será que esta pessoa não buscou padrões (exemplos) nos líderes que teve contato previamente? Será que ele não estudou e buscou cobrir a lacuna no qual sabia que precisava desenvolver? Em resumo, será que estes líderes natos foram antes pessoas com inúmeras deficiências mas que evoluíram através da vontade/perseverança?

Bom, os autores dizem que a “liderança” é algo que você deve aprender, e principalmente pela experiência. Todos tem potencial, e este potencial pode e deve ser desenvolvido. Desta forma, se você trabalhar duro em relação à Liderança, suas qualidades serão mais habituais ou inconscientes – então talvez as pessoas irão chamar você de um líder nato!

Gostaria de compartilhar com vocês o estudo que fiz de obras do prof. Falconi e do John Adair, referente a este tema e com as dicas (frases) “deles” com os jargões que estou acostumado, sobre como buscar esta habilidade tão procurada nas empresas. Irei numerar pois as instruções são muitas:

  1) O que é “Ser Líder”? – aprendi na prática que LIDERAR é bater metas consistentemente, com o time e fazendo o certo (ética), pois a liderança que não se sustenta no alicerce da integridade não permanece!  Bater metas é fazer com que o time siga os objetivos conforme os propósitos da empresa (estratégia).

2) A comunicação: é o requisito número 1 dos bons líderes, a verdadeira ferramenta para sobrevivência! É importante também o líder passar a instrução pessoalmente, pois de fato a instrução faz parte de uma habilidade importante – a fala eficiente! A comunicação é irmã da liderança. O preço da excelência no trabalho de equipe é a eterna vigilância, ou seja, como líder você deveria ter um relacionamento com cada membro da equipe, um relacionamento apropriado, porém diferenciado, bem como um relacionamento com a equipe toda.

3) Preocupação com Processos e Rotina: líderes devem preocupar-se em construir organizações que funcionem automaticamente, deixando para a administração a responsabilidade de fazê-la crescer, agregando conhecimento ao sistema organizacional. A primeira prioridade de qualquer Gerente deveria ser estabilizar os seus processos, pois quando a rotina não é boa, acabam por consumir grande parte do seu tempo preocupados com problemas RUINS. O líder deve ser valorizado pelo número de problemas que sua equipe resolve, através de bom método. Consistência é a palavra de ordem!

4) Estimular a equipe: o líder deve evitar o desperdício do Pontencial Mental, deve desafiar as pessoas na empresa a buscar conhecimento novo e isto é feito por meio da meta ou mudando-se o cargo da pessoa de forma a criar o desconforto. É importante ter personalidade e ser o agente de mudanças de uma organização! O fator provocador, isto criará o esforço próprio do time para o aprendizado.  A pessoa do líder deve investir uma parte substancial de seu tempo no desenvolvimento de sua equipe – através do exemplo. Busque a integridade, a coerência que liga o que você diz com o que você fala, s

5) Colaborar com a celebração no atingimento de uma meta, com o devido reconhecimento ao profissional. O ser humano tem necessidades individuais, e a sensação de estar fazendo algo útil e obter status – é algo poderoso!

  6) O líder motiva, mas para Maslow, motivação é saúde mental. Ela é definitiva. Ou seja, para este item, a boa liderança é construída através de processos confiáveis e de pessoas excepcionais, bem treinadas e felizes com o seu trabalho. Temos necessidade de gostar do que fazemos, quando se ama o que se faz não existe hora nem dia especial. Pessoas de sucesso amam o que fazem! Amar o que se faz é uma necessidade suprema do ser humano, de acordo com Maslow. O trabalho pode e DEVE ser confundido com lazer, somente assim o ser humano pode realizar e fazer trabalhos excepcionais!

7) A prática da análise: Sabemos o valor desta experiência, deve ser estimulada para todo o time para que entenda no pareto (histograma) seus principais problemas e gerem planos de ação com foco no resultado. Um bom líder deve promover sessões internas para que o time apresentem suas análises, de forma a difundir as mais diversas abordagens que surgem. O líder deve delegar e confiar, mas sempre checar! 

8) Estimular o senso de “Dono” – este é o comportamento que move as pessoas a se indignarem com o que está errado, mudarem a rota e agirem com mais velocidade. Na cultura de excelência, o líder é um guardião do método, dos valores, da cultura da empresa, e por consequência do capital humano. Capital humano = funcionários excepcionais de alto desempenho!

   9) Imparcialidade – deve tratar indivíduos diferentemente, porém de forma igualitária. Líderes não tem favoritos, são imparciais, ao darem recompensas ou penalidades pelo rendimento.

10) Humildade – aqui se destaca o desejo do líder em ouvir as pessoas e a ausência do egocentrismo. Descentralizar o poder permite que as pessoas tomem parte nas decisões, isto cria maior motivação nos trabalhadores (empowerment) para cumprir as tarefas.

11) Sustentação – equipes que são por vezes ameaçadas por forças (externas e internas) visando sua desintegração, buscam meios para se fortalecer, e o líder tem papel importante! De forma instintiva, o grupo sente em comum que unidos venceremos, mas separados perderemos! Pode existir alguém do time que atue infringindo padrões do grupo e será retaliado em busca da sobrevivência e sucesso do grupo, mas isto pode gerar problemas de desempenho da área neste período.

12) Autocontrole – buscar a autodisciplina do time! Se o controle e a disciplina forem impostos a nós, perdemos um elemento de liberdade. Entretanto a liderança só existe realmente entre pessoas livres e iguais, e assim, definitivamente, o autocontrole é um elemento necessário  da liderança.

13) Eficiência – ter uso eficaz dos recursos (pessoas, dinheiro, material, …) é imperativo para todos aqueles que mantém papéis de liderança organizacional. O objetivo é sempre conseguir o máximo de resultados com o mínimo de recursos.

14) Administração da derrota e resistência a adversidades – o sucesso é muitas vezes encontrado no limite do erro. O líder deve levantar rapidamente após uma derrota, aprender a lição e seguir adiante.  A verdadeira avaliação de um bom líder acontece em situações de transformação difíceis e exigentes , na capacidade de resolver problemas e em “comunicar bem”, “setando” expectativas e gerenciando as crises.

Como recomendação, está escrito “Confiança” na porta de entrada para a liderança. Você tem que querer ser líder!  Precisa preencher o requisito básico – o da disponibilidade de aceitar responsabilidades e assumir riscos. As empresas têm interesse em seu desenvolvimento como líder, pois elas precisam de líderes. Compartilhe com a empresa suas esperanças, intenções e ambições.

Espero que tenha gostado do resumo, por favor, se quiser comentar “algo mais” ou se “discorda” de algo – favor deixar seu comentário! Agradeço.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Liderança com as etiquetas , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Liderança

  1. Pingback: Você, influenciável ou influenciador? « samaravieira

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s