O Verdadeiro Poder

o verdadeiro poder  by Vicente Falconi

Um livro com muitas mensagens do mundo corporativo, recomendo para você que deseja maximizar sua capacidade de gestão e liderança!

Mas o que o autor considera como o “verdadeiro poder”?

Empresas excepcionais são feitas de pessoas excepcionais, uma cultura de alto desempenho, capacidade analítica e conhecimento – tudo isso aliado a uma liderança que faça acontecer, este é o Verdadeiro Poder!

Acredita profundamente no conhecimento como instrumento libertador das pessoas, das organizações e das sociedades.

E informação é poder!? Não acredita muito nisto! O poder está no conhecimento extraído das informações pela prática da análise! Mas conhecimento por si não cria valor, o valor é criado quando o conhecimento é utilizado na construção de planos de ação cuja execução é garantida pela liderança. E precisamos de processo para gerenciar o acumulo do conhecimento para então atingirmos resultados inimagináveis.

O Método –  palavra que se originou do grego, é a soma das palavras gregas Meta e Hodós – significam respectivamente Resultado a ser atingido e Caminho. Se gerenciar é perseguir resultados, não existe gerenciamento sem método. O método é então a essência do gerenciamento, e gestão é o método!

O autor exalta a importância de termos ROTINA + MÉTODO, pois uma rotina militar apoiada a um bom método pode ser a fronteira de sucesso ou fracasso.

Um dos métodos para solução de problemas adotado é o PDCA (Plan – Do – Check – Action), este método viabiliza o gerenciamento científico da organização. O PDCA permite criar, aprender, copiar e difundir conhecimento e que o aprendizado é a alma de sua utilização. O PDCA transforma uma organização numa escola pois a busca por resultados é paralela à busca do conhecimento.

Mas lembrem-se, nada funciona de forma excepcional se não for realizado com a base de um Gerenciamento da Rotina perfeito.

        Indicadores

Mapear indicadores é fundamental para a boa gestão, e conhecer os indicadores e as lacunas é uma essência da boa liderança!

Indicadores variam, e muitas vezes você é levado a crer que um indicador está melhorando quando na realidade ele está apenas sofrendo uma variação normal. Onde há variações existem oportunidades!

Sugere comparar seus indicadores com outros semelhantes da própria empresa ou de outras empresas, ou seja, a comparação de indicadores ajuda a localizar as oportunidades de ganhos e alerta as pessoas que existe espaço de manobra.

Existe uma relação linear entre resultados e conhecimento. O método permite buscar exatamente aquele conhecimento necessário para atingir o resultado desejado. É diferente de conhecimento adquirido em sala de aula, não necessariamente conectado aos resultados. Este também é importante, mas aquele adquirido na prática do método é o mais eficaz!

Desta forma, o Verdadeiro Poder pode estar nas empresas que implementam uma cultura de insatisfação voltada para o alto desempenho e busca contínua de melhores resultados, questionando sempre o atual (status quo).

  Gerenciar é resolver problemas

Se um problema é um resultado indesejável, portanto, todos que realmente desejam melhorar sua empresa devem estar cheios de problemas. Falconi considera que ainda são poucos os gerentes que praticam a busca anual de seus maiores problemas (base para o planejamento estratégico).

Precisamos ter pensamento sistêmico, onde todo sistema tem pelo menos uma função e cada função gera pelo menos um indicador. Desta maneira, poderíamos gerir melhor os problemas (através de indicadores), para medir problema como uma “disfunção do sistema”, ou seja, por algum motivo (causa) o sistema não está cumprindo com sua função.

Com a correta identificação dos problemas (tarefa nem sempre simples), entra a principal função de um Diretor, como o próprio nome diz, é aquele que dá a direção!
A direção é dada pela identificação correta do problema!

Declarar um problema deve ser uma alegria e produto de uma tremenda vontade de melhorar. Mas invista tempo na análise do fenômeno, cuidado para não atacar apenas o sintoma ao invés da doença. LEMBRE-SE do PDCA, onde Estratificação e Priorização são as palavras chaves!

Fiquem atentos para as mudanças, as organizações (pessoas) devem estar sempre preparadas para isto – Darwin estava correto! No entanto, melhorias são conduzidas por bons planos de ação, que bem feito irá decorrer sempre de uma análise, por mais simples que seja.  Para melhorar as análises do seu time, uma maneira é pedir a eles uma apresentação da análise gerada com os planos de ação. A apresentação e a discussão de idéias irá forçar todos a fazer o melhor e será um aprendizado para todos!

Para resolução de problemas, busca-se também as melhores práticas existentes na organização, no entanto fique atento, nem sempre a melhor prática de outra área ou empresa pode ser assimilada na sua função.

Em resumo, a combinação de Gerenciamento da Rotina excepcional com competência em Solução de Problemas é EXPLOSIVA!

  Estabelecer Metas

As metas podem decorrer, naturalmente, do Planejamento Estratégico. Em um sistema de gestão as metas do Diretor deveriam estar ligadas às metas de suas chefias num relacionamento de causa-efeito. Quem não tem meta não gerencia!

Com base na correta identificação e priorização do problema, precisaremos estabelecer metas bem definidas, que serão o foco do gerenciamento. Determinar as lacunas, no qual correspondem à diferença entre o valor de um indicador e um valor ideal é a chave do sucesso. A meta é estabelecida dentro da lacuna.

As metas devem ser suficientemente desafiantes, em todos os níveis gerenciais. As metas não podem ser estabelecidas de tal forma a desanimar o time. As metas são estabelecidas para serem atingidas. As metas devem estar alinhadas no orçamento da organização, e alguns casos amarrada com outras áreas e pessoas.

 Não é crime não alcançar uma meta. No entanto, em reuniões de acompanhamento de metas não se dão desculpas. Desculpas não constroem uma organização. O que se espera dos gestores que não estão alcançando suas metas é que analise outra vez o problema junto com sua equipe e entregue, na reunião, um plano complementar. É isto que a alta administração espera!

Para as pessoas com melhores resultados, que batem mais metas e geram esforço extra pela paixão ao seu trabalho – devem ser também recompensadas financeiramente por isso (meritocracia).

      Foco aos Custos

O autor alerta para o chamado “Corte Burro” que conduz para situações de injustiça ou onde a empresa perde como um todo.
Importante é o lançamento dos custos abertos e organizados, que seja possível conhecer a natureza e sua fonte geradora. TODOS os tipos de custos devem ter regras gerais conhecidas e ser combatidas sempre, inclusive os pequenos e pulverizados, para que se estabeleça a cultura adequada.  Todo o custo é custo e não existe custo grande ou pequeno. Se você quiser criar uma cultura feroz de combate a custos, dê importância a todos os custos.

Nós, seres humanos, nos acostumamos com tudo. Temos que fazer força para nunca nos acomodar e crer profundamente que tudo pode ser melhorado sempre. Os custos desnecessários estão escondidos em todos os lugares e, quando a cultura de seu combate é estabelecida, você irá perceber que os custos podem ser
reduzidos a níveis antes inacreditáveis.

Finalizo informando a você caro leitor que o Planejamento Estratégico, Gestão do Conhecimento e Comunicação, são VITAIS e abordados pelo autor – mas acredito que por ser tópicos de muita ênfase e com literatura específica o livro não mergulha.

Encerro o artigo com uma frase do livro e da experiência pessoal de vida do Falconi – “Não existe fim para a alegria de construir em uma grande empresa!”

Anúncios
Esta entrada foi publicada em O Verdadeiro Poder com as etiquetas , , , , , , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a O Verdadeiro Poder

  1. André Soares diz:

    O livro do professor Falconi é profundo em sua simplicidade. Resumindo: não existem fórmula mágica para o sucesso. O que existe é trabalho, com conhecimento, método e liderança. Nem mais nem menos. Gerenciar é bater metas e resolver problemas.
    Parabéns pelo resumo ! Captou a essência do livro. Espero que todos leiam. Quanto mais pessoas aplicarem o método, melhor será o ambiente profissional para os capacitados.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s